A norma USB-C é muito mais que um novo tipo de ficha que pode ser ligada sem que seja necessário estar a ver para que lado está virada. A maior largura de banda disponível permite também o transporte de uma grande quantidade sinais digitais que antes estavam fora das ligações USB, como é o caso dos monitores.
Aproveitando a possibilidade de se ligar um monitor através de USB, a Asus lançou o MB169B+, um equipamento portátil que, tal como o novo Macbook da Apple, apenas tem uma entrada USB-C que serve para transmitir o sinal de vídeo e de som.
Este monitor tem 15,6 polegadas numa proporção de 16:9, utiliza a tecnologia IPS e oferece uma resolução máxima de 1920 x 1080. O MB169+ vem acompanhado de uma bolsa de transporte que serve também de suporte. Esta bolsa é muito semelhante a uma capa para tablet, mas em formato gigante.
Para usar o monitor, basta ligar o cabo USB-C a uma porta livre e é tudo: o monitor é reconhecido automaticamente e fica logo em modo de espelho do ambiente de trabalho que o utilizador estiver a usar. A qualidade de imagem é excelente e não há qualquer arrastamento. O facto de usar tecnologia IPS faz com que a imagem seja clara, mesmo a ângulos mais agudos.
Tudo funciona como diz na caixa, por isso, neste caso, o que tem de saber é se o MB169+ é mesmo uma coisa essencial para investir. Por 265 euros tem de pensar bem.