A Honor é uma submarca da Huawei que já vende muitos dispositivos pelo mundo, exclusivamente on-line. Agora a marca lançou o Honor 5X, um smartphone com características muito atraentes e um preço extremamente competitivo, mesmo quando comparado com os dos Huawei. Começando pela construção, o Honor 5X tem acabamentos óptimos, com o corpo todo em alumínio.
Na parte traseira há algo que tem ficado reservado aos dispositivos topo de gama, um sensor de impressão digital. Este tem mais funções que o simples desbloqueio do smartphone: pode gravar uma acção diferente para cada dedo (máximo de cinco dedos), o que significa que pode abrir a câmara, o e-mail ou qualquer outra aplicação com um dedo especifico. Esta é uma funcionalidade interessante e inteligente que falta no Mate 8.
O Honor 5X é dual-SIM (desde que um cartão seja micro e o outro nano SIM), mas também tem uma slot para cartões microSD até 128 GB. E, provavelmente, vai precisar de usar um cartão destes porque a capacidade de armazenamento interno é de apenas 16 GB.
A interface utilizada é a que já conhecemos da Huawei: a EMUI, na sua versão 3.1. O ecrã IPS de 5,5 polegadas e resolução Full HD cumpre muito bem a sua função, com uma capacidade de resposta sem falhas e uma qualidade de imagem bastante boa, com cores atraentes.
O dispositivo responde bem e até o sensor revela rapidez no desbloqueio, mais que a maioria dos smartphones topo de gama que já usam esta tecnologia. Isto não é de estranhar, uma vez que o Honor 5X vem equipado com um processador Qualcomm Snapdragon octa-core a 1,5 GHz, 2 GB de RAM e uma GPU Adreno 405.
As câmaras são mais tradicionais: 13 MP para a traseira e 5 MP para frontal, com opção de embelezamento que a Huawei já usa, mas desta com mais uma opção, a Gourmet, para quem quer tirar melhores fotografias à comida.
Para fotografias normais, a câmara traseira está ao nível do esperado, com o pormenor de se perder muita qualidade com o mínimo zoom que se faça na funcionalidade de vídeo. A câmara frontal não traz novidades: é igual ao que já nos habituámos a ver. O preço é o ponto principal deste smartphone: 229,99 euros, mas se o quiser comprar. lembre-se de que tem de o encomendar on-line, pois os Honor não estão disponíveis em lojas físicas.
Não sei se o objectivo da Huawei é focar-se nos terminais topo de gama e deixar os smartphones de gama média para a submarca Honor, mas o 5X pode vir a “tirar o sono” à concorrência.