O processo de eliminação de ficheiros duplicados nem sempre é tão simples de efectuar, e as aplicações específicas para a realização desse mesmo processo bastante limitadas, permitindo apenas remover um número limitado de ficheiros ou, em alguns casos extremos, meramente identificar os ficheiros sem dar hipótese de os permitir eliminar (sem ter de pagar pela aplicação). Felizmente existe uma pequena aplicação gratuita que lhe permite realizar esse processo de forma simples e rápida, sem qualquer tipo de limitação. Trata-se do Duplicate & Same Files Searcher, que consegue identificar ficheiros duplicados mesmo quando estes têm nomes distintos. Pode ainda identificar tipos de ficheiros e dimensões específicos, podendo eliminar ou mover para uma pasta à sua escolha.
1 – Para descarregar a aplicação, aceda à página oficial, descendo até ao final da página e clicando na versão mais recente com instalador (é o ficheiro de 720 kb). De seguida basta-lhe seguir as instruções no ecrã para a instalação da aplicação.
2 – Após instalada a aplicação, apenas precisa de iniciar a pesquisa pelos ficheiros duplicados no seu PC, sendo-lhe dada a opção de escolher qual o disco, ou pasta, que pretende realizar a pesquisa e dar início à mesma.
3 – Ser-lhe-á apresentado o total de ficheiros repetidos no seu sistema, bem como o número de vezes em que o mesmo é repetido, com todos os detalhes, como a sua localização, tipo e dimensão, mesmo os ficheiros com nomes diferentes. Em caso de dúvida, poderá sempre clicar nos ficheiros para confirmar se são efectivamente os mesmos repetidos.
4 – Clique nos ficheiros duplicados que pretenda eliminar, mas evite clicar em ficheiros desconhecidos, como ficheiros de sistema. Se a lista for muito extensa, poderá acelerar o processo através do menu “Check” e escolher a opção “Check First Files” ou “Check Last Files”. Poderá, a partir daqui, optar pelo envio para a reciclagem (útil se não tiver a certeza do que está a fazer) ou eliminar de forma permanente.
5 – Poderá, se desejar, especificar a pesquisa de ficheiros duplicados de acordo com o tipo de ficheiro, ou dimensão do mesmo. Para tal clique em ‘Start Search’ e após determinar o disco ou pastas que deseja pesquisar, inclua no parâmetro ‘Include’ o tipo de ficheiro que pretende pesquisar, como imagens JPG, ou ficheiros de música MP3, adicionando sempre antes *. (exemplo: *.mp3) para permitir à aplicação escolher todos os ficheiros MP3.
6 – Poderá efectuar o mesmo para excluir ficheiros de um determinado tipo, como por exemplo evitar que a aplicação identifique ficheiros de sistema do tipo Inf, colocando no parâmetro de pesquisa “Exclude” a função *.inf.
7 – Após concluir a pesquisa, saiba que pode filtrar os resultados, tanto pelo nome como pelo tipo de ficheiro, através da opção “Find in List…”. A partir daqui poderá determinar para filtrar os resultados, evidenciando apenas o tipo de ficheiro que pretende verificar, como as imagens em formato JPG, sendo colocado em destaque (a amarelo) na lista os ficheiros do tipo (ou nome) desejado.