Uma das formas mais eficazes de proteger os seus dados é evitar que qualquer dispositivo desconhecido com acesso a redes sem fios possa entrar na sua rede doméstica através da implementação de algumas regras no seu Router.
Mas não pense que isto poderá ser um bicho de sete cabeças, pois estes passos são bastante simples e rápidos de implementar junto do painel de administração do seu router, garantindo assim uma autêntica blindagem no acesso à sua rede doméstica.
1 – Proteja e actualize o seu router
Se tem um router proveniente de um operador, o mais certo é ainda utilizar o acesso ao painel de administração de origem, com os habituais dados indicados nos autocolantes do painel inferior do mesmo. Para tal recomendamos que confirme se existe alguma actualização, e altere assim que possível o nome de utilizador e a password de acesso ao painel de administração do mesmo.
2 – Passwords e SSID
Após garantir que só você tem acesso ao painel de administração do router, está na altura de alterar as definições da sua rede sem fios. Identifique o menu relacionado com a configuração e altere a password de acesso à mesma, optando por uma chave que inclua tanto números como letras, e que cumpra as normas mais exigentes WPA2. Aproveite e desligue a propagação do SSID da rede (nome de identificação da mesma), para a tornar invisível.
3 – Filtragem por endereço MAC
Existe ainda uma forma mais eficaz de impedir o acesso a dispositivos desconhecidos, que é a filtragem por endereços MAC. Estes são uma espécie de impressão digital de cada dispositivo com acesso à rede, pelo que não existem dois equipamentos no mundo com o mesmo endereço. Praticamente todos os routers permitem criar uma lista de dispositivos com acesso autorizado, sendo ainda possível atribuir um endereço IP fixo para cada dispositivo, tornando assim a rede mais rápida e fiável.
4 – Proteja o acesso ao painel de administração
Por fim, e após ter realizado todos os passos anteriormente indicados, está na altura de vedar o acesso ao painel de administração do router através de uma ligação sem fios. Porém, esta medida implicará que sempre que precisar de aceder ao mesmo, terá que usar uma ligação com fios, algo que à partida não deverá levantar problemas, uma vez que basta ter um computador em casa (pode ser portátil) e um cabo de rede para realizar esse processo.